Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Joinville abre a 84ª Festa das Flores e celebra a tradição cultural e o título de “Cidade das Flores”
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento acontece até domingo, dia 17 de novembro, na Expoville, com exposições, apresentações culturais e participação de 300 expositores
Joinville deu início à 84ª Festa das Flores nesta terça-feira (12), reafirmando seu título de "Cidade das Flores" em um evento que celebra a tradição, a cultura e o encanto das orquídeas e outras plantas ornamentais. A festa, realizada na Expoville e com o tema “Viva o grande espetáculo da nossa cidade”, segue até o domingo, dia 17, oferecendo uma programação que atrai tanto o público local quanto visitantes de outras regiões do Brasil e do exterior.
A solenidade de abertura reuniu importantes autoridades, como o prefeito Adriano Silva e a primeira-dama Bianca Mazon Silva, a senadora Ivete Appel da Silveira e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm. Também marcaram presença empresários, líderes comunitários, orquidófilos da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) e a comunidade local.
“A Festa das Flores de Joinville é uma das mais antigas do Brasil, uma das mais tradicionais e uma das poucas do mundo realizada em espaço fechado com paisagismo organizado”, destacou o prefeito Adriano Silva. “São mais de 300 expositores que comercializam flores, plantas e outros produtos. Fica o nosso convite para todos os joinvilenses e público da região visitarem a nossa Festa das Flores, que está lindíssima”.
A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais que enriqueceram o evento, como a performance do Grupo Danças Populares Brasileiras da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos e uma apresentação especial de um quarteto de sopros do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, destacando a integração entre arte e natureza.
Em 2023, a Festa das Flores foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Joinville, consolidando-se como um marco cultural que celebra a história e as tradições locais. Este ano, são esperadas cerca de 400 caravanas, trazendo visitantes de diversas partes para prestigiar um dos eventos mais icônicos da cidade. Além das exposições de orquídeas e outras plantas, a festa inclui atrações para toda a família, com expectativa de encantar o público com a diversidade e o colorido das flores de Joinville.
Patrono da 84ª Festa das Flores, Ovandi Rosenstock celebra tradição e cultura joinvilense
Ovandi Rosenstock, diretor-presidente e um dos fundadores da Schulz S/A, foi homenageado como patrono da 84ª Festa das Flores de Joinville, que celebra a tradição e a beleza das flores até o dia 17 de novembro, na Expoville. O empresário, que compareceu à solenidade de abertura ao lado de familiares e amigos, expressou sua honra em receber o título e destacou o significado das flores em sua trajetória pessoal e empresarial.
A Schulz, fundada por Rosenstock, é um dos ícones industriais de Joinville, projetando o município no cenário nacional e internacional como um importante polo industrial e tecnológico do Brasil. Durante a cerimônia, Rosenstock ressaltou que a tradição das flores também faz parte da cultura da empresa, refletindo o espírito joinvilense. “É um orgulho para mim estar presente neste momento especial. A Festa das Flores é um símbolo de Joinville e, assim como na festa, o cultivo de orquídeas também se reflete na cultura da nossa empresa. Ter flores ajuda a acalmar a alma”, declarou o patrono.
Concurso de Plantas destaca as orquídeas mais belas
A 84ª Festa das Flores de Joinville, realizada na Expoville, trouxe novamente o esperado Concurso de Plantas, uma celebração ao trabalho e dedicação dos orquidófilos que cuidam de suas orquídeas por anos. Com premiações que incluem o título de Melhor Planta e Melhor Laelia purpurata, o concurso é um dos destaques do evento, que segue até o dia 17 de novembro.
A difícil tarefa de selecionar as plantas vencedoras coube a uma comissão formada por membros da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) e orquidófilos convidados, que avaliaram as milhares de orquídeas expostas nos quesitos de forma, tamanho, cor, saúde e raridade das espécies. Neste ano, o título de Melhor Planta foi conquistado pela orquídea Vanda, de Wilson Quandt, membro da AJAO, enquanto a premiada Laelia purpurata, símbolo de Joinville e de Santa Catarina, pertence ao orquidófilo Fransua Albino, de Tijucas.
Para Jakson Zandonai, presidente da AJAO, o concurso é uma forma de homenagear os orquidófilos e incentivar o cultivo das orquídeas. “Para este ano, a AJAO preparou um cenário diferente, com novas propostas no espaço de circulação e na iluminação. Tudo com muita vida, cores, lindas orquídeas, flores e plantas ornamentais. Um incentivo ao cultivo de orquídeas e ao título de Joinville de ‘cidade das flores’”, afirma.

Deixe seu comentário